Silício Orgânico, mais do que uma fonte para a beleza!

Certos alimentos dos nossos antepassados praticamente desapareceram dos regimes alimentares modernos (medula, pele, tendões, cartilagem, peixes com espinhas e plantas fibrosas). Esses alimentos ricos em silício  já não fazem mais parte do cardápio atual.

O silício é um dos doze elementos principais da composição dos organismos vivos, e mesmo em quantidades ínfimas, desempenha um papel biológico importante e deve ser considerado como um elemento essencial da vida.

O sangue humano contém cerca de 10mg/l de silício. O organismo tem cerca de 7g deste elemento, mais do que ferro (3 a 3,5g), muito mais do que cobre (100 a 150mg), e ainda mais do que cobalto, níquel, zinco…

O silício está presente principalmente nos ossos, pâncreas, tendões, músculos, glândulas supra-renais, baço, fígado, rins, coração, tiróide e no timo. Estudos recentes mostraram que o feto humano é muito rico em silício, permitindo a formação dos ossos e unhas e a sua manutenção.
O declínio, entre a maturidade sexual e o fim da vida, do teor em silício ao nível dos tecidos mais ricos (pele, artérias, timo) é superior a 80%.

O silício apresenta-se na natureza essencialmente na forma não solúvel, sendo pouco assimilável. 

Em recente descobertas, as moléculas de silício orgânico demonstraram que eram perfeitamente assimiláveis e desprovidas de toxicidade. Elas desempenham em todos os organismos vivos uma função cuja importância só está agora a ser compreendida: agem no sentido da regulação, do restabelecimento do equilíbrio.

Fontes alimentares de silício

Os dados disponíveis sobre o teor em silício dos alimentos mais comuns provêm de análises realizadas há bastante tempo, numa altura onde não se fazia a distinção entre silício solúvel e silício não solúvel. Atualmente sabe-se que a assimilação e utilização metabólica destas duas formas são bastante diferentes. Entre os alimentos de origem vegetal constata-se que as gramíneas (aveia, milho, cevada, arroz e trigo) são muito ricas em silício. O silício dos cereais está localizado preferencialmente nas zonas periféricas do grão ficando os produtos refinados (arroz branco polido, farinha branca) bastante empobrecidos neste elemento e em minerais de um modo geral. Pelo contrário, a fina trituração do farelo de trigo faz aumentar a biodisponibilidade do silício que ele contém. Os cogumelos são muito ricos neste elemento. São igualmente ricas em silício as pectinas, em particular as existentes na casca dos frutos. A cavalinha representa a melhor fonte de derivados solúveis do silício. Ela é muito utilizada em fitoterapia. Os alimentos de origem animal são, normalmente, pobres em silício.

Na natureza, o silício apresenta-se essencialmente numa forma não solúvel, ou seja, pouco assimilável. Por outro lado, mesmo sob forma solúvel, o silício é pouco estável, pois tem tendência a polimerizar-se rapidamente.Com efeito, até à descoberta do silício orgânico, os técnicos de saúde apenas conheciam os derivados oxidados do silício que são a sílica, os silicatos e o que está presente nas plantas (silício mineral).

Benefícios do Silício para o organismo

A ação do silício é de ordem física, porque ela favorece a respiração celular. Esta ação distingue-se muito nitidamente da ação hormonal de muitas outras substâncias "anti-envelhecimento".O primeiro papel do silício é o de limpar o organismo. 

O silício age como protetor para as macromoléculas, como a elastina, o colagénio e os proteoglicanos, e pensa-se que ele desempenha um papel importante no processo de reticulação das fibras de colagénio. A taxa cutânea de silício, muito elevada, diminui com a idade devido à diminuição da assimilação intestinal, sendo responsável pelo envelhecimento cutâneo.

                                silicio - rosto  silicio - flacidez

O silício desempenha um papel importante na ossificação, através do favorecimento do processo de mineralização. Está também implicado no metabolismo celular. Estudos recentes demonstraram o papel do silício como componente estrutural de diferentes tecidos conjuntivos, tais como: os ossos, a cartilagem, a derme e a aorta. Descobriu-se também a função essencial do silício no metabolismo dos mucopolissacáridos e dos bio-polímeros formando a substância extracelular de muitos tecidos.

Nos indivíduos com fraturas ósseas, o silício reduz o tempo de recuperação para metade. A descalcificação é sempre precedida pelo desaparecimento do silício.

O silício é um elemento constituinte da pele e contribui também para a sua arquitetura e elasticidade. O silício está quimicamente ligado à molécula de queratina com o enxofre. Numerosos estudos "in vitro" mostram o papel essencial do silício na formação dos tecidos conjuntivos. A carência neste elemento, sobretudo a partir dos 40 anos, provoca a secura da pele e deste modo o aparecimento de rugas. Ele é essencial para a síntese e manutenção das fibras de elastina e de colagénio nos tecidos conjuntivos.

                                              silicio - articulacao

As unhas são estruturas complexas de proteínas que crescem em média 4 a 5mm por mês. Em caso de deficiência dos nutrientes necessários, a taxa de crescimento diminui. A desmineralização precoce das unhas precede geralmente as descalcificações ósseas que começam na mulher geralmente por volta dos 35 anos. Unhas quebradiças, um dos primeiros sinais de um desequilíbrio em cálcio e de uma carência em silício, podem ser detectadas na maioria dos pacientes atingidos por doenças degenerativas (osteoporose, artrite ou aterosclerose). As unhas contêm cerca de 19% de silício nas suas cinzas. As unhas quebradiças chegam a perder 30 a 50% deste valor, mas apenas 5 a 8% de enxofre e de cálcio. Uma suplementação em silício reverte rapidamente a situação, em 2 a 3 semanas, melhorando esteticamente as unhas, aumentando a sua dureza, ou seja, tornando-as mais brilhantes e menos frágeis. Os cabelos contêm 6% de silício nas suas cinzas. Estudos soviéticos mostraram que uma terapia à base de silício era eficaz na regressão da queda dos cabelos e favorecia um novo crescimento. 

                     silicio - cps           silicio - cabelos  

O silício intervém no equilíbrio iônico e participa no metabolismo mineral dos ossos e dos dentes, podendo apresentar uma ação anticárie.

O silício tem efeitos inibitórios sobre as doenças coronárias. Na sociedade actual 50% das pessoas com mais de 65 anos têm problemas cardíacos. O silício tem um papel fundamental no estado fisiológico normal das artérias. O seu teor ao nível da aorta diminui rapidamente com a idade: no homem, ele começa a baixar a partir dos 10 anos para atingir valores muito baixos depois dos 40 anos. A diminuição com a idade corresponde ao aparecimento das lesões ateromatosas. A aorta tem cerca de 30 a 40 % de elastina. Uma grande parte do silício encontra-se na parte elástica da artéria. As fibras de elastina isoladas a partir de indivíduos idosos são menos ricas em silício do que as de indivíduos jovens saudáveis. Os mucopolissacáridos servem de ligação entre as fibras de colagénio e de elastina. Isolados e no estado puro, verifica-se que contêm grandes quantidades de silício. O silício tem um papel protetor das artérias, pois permite a manutenção da sua estrutura elástica e favorece a sua impermeabilidade às substâncias nocivas lipídicas que estão presentes na corrente sanguínea, impedindo o seu depósito. O tratamento com silício pode ser um tratamento etiológico das doenças arteriais ou pode ser um tratamento preventivo, particularmente nas pessoas com fatores de risco, como doenças hereditárias, desordens metabólicas, hipertensão, obesidade ou tabagismo.

silicio - aorta   silicio - coracao   silicio - pessoas felizes

Contudo, apesar de todos os estudos mostrando os benefícios do Silício Orgânico, ele ganha espaço na mídia como um promovedor de beleza, e por esse motivo, muitos entendem que se trata apenas de um cosmético de uso interno.

Creio que as informações acima levem o leitor a refletir sobre a beleza, como parte da sua saúde e do equilíbrio, e possam associar essa beleza nos seus valores a respeito da qualidade de vida e da felicidade.

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários


  • Eliane Botelho
    Bom dia, quem tem alergia a dipirona, ácido acetilsalicílico e anti-inflamatório não hormonal pode tomar silício orgânico? Grata.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Eliane

    Para poder te auxiliar melhor, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Marillia Eliane Leite
    Tenho 50 anos, e estou com queda de cabelo. ,Podemos tomar o silicio puro
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Marília

    Para melhores resultados, o ideal é identificar a causa do problema e usar uma fórmula com outros ativos além do Silício.

    Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e quais medicamentos que faz uso.

    Estamos à disposição.
  • Ilka
    Posso tomar silício orgânico junto com o RESVERATROL trans?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá IIka,
    Pode fazer o uso do Resveratrol simultaneamente com o silício orgânico.

    Ficamos à disposição.
  • Cássia Luz
    Olá Elisa Tomoe, seu artigo é fantástico. Muito obrigada por compartilhar. Na Homeopatia usamos os 12 Sais de Schussler e um deles é a Silicea na DH6. Porém esse mineral pode ter reações caso a pessoa tenha implante por exemplo, porque ele reconhece o que não é do organismo da pessoa, e a pessoa tem rejeição ao implante por exemplo, tende a expulsar do organismo. Gostaria de saber se o complexo Exsynutriment com a Silicio orgânico tem a mesma reação ou é diferente? Desde já muito obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Cássia.

    Se ocorre a rejeição usando a silicea DH6, provavelmente ocorra também com o silício orgânico, pois se trata de um elemento comum nas duas formas.
    Não há estudo sobre esse assunto com relação ao silício orgânico, mas por precaução, é melhor procurar outras formas de fortalecer os cabelos, pele e unhas.

    Existe o Verisol para a mesma finalidade:

    https://www.oficinadeervas.com.br/verisol

    Agradeço pelo elogio e fico à disposição para qualquer dúvida pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

    Atenciosamente
    Eliza Tomoe Harada
  • Jerusa do Carmo Brito Rodrigues
    Por gentileza o silicio organico é o dióxido de silício terra de diatomácea? Serei muito grata por sua resposta
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Jerusa,

    Não são iguais, possuem estrutura de formula molecular diferentes.

    Estamos a disposição.
  • Sheila
    Tenho queratose pilar que é a produção excessiva de queratina, que acumula nos folículos pilosos. Posso tomar o silício, ou vai aumentar ainda mais a formação de queratina na pele?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Sheila.

    A queratose pilar não é uma doença e tende a desaparecer após 30 anos de idade. Em alguns casos, é indicado o uso de produtos hidratantes e evitar banhos quentes e prolongados, que podem acarretar maior ressecamento da pele.

    O Exsynutriment ajuda na estruturação das fibras de colágeno e elastina, não interferindo na produção de queratina. No entanto, observe se ocorre alguma piora na queratose após 1 a 2 meses de uso do produto, pois não existe essa informação técnica.

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

  • tania
    Olá
    Costumo tomar silicio durante 6 meses e colagenio durante 6 meses, e vou intercalando assim. Estou a tomar suplementos de forma correcta ou seria melhor tomar os dois ao mesmo tempo o ano todo?

    Obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Tania.

    A orientação sobre as tomadas desses produtos depende da necessidade de cada um, da idade, da alimentação e dos sintomas. Não há restrição em tomar junto com o colágeno se for preciso.

    Existem colágenos específicos para a pele (VERISOL) e outro específico para articulações (UC II).

    Deixo abaixo os links:

    https://www.oficinadeervas.com.br/verisol

    https://www.oficinadeervas.com.br/ucii

    Para maiores informações ou dúvidas, fale com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Raidalva da Cruz Sebastião
    Adorei saber sobre o silício, mas profundo , pois uma colega já tinha me falado comessei a tomar e vi melhoras nas unhas e as entradas que tinha na cabeça que me deicha chateada parecia Lupércia calvície agora já estou feliz pois encheu e tá crescendo meu cabelo as unhas nunca tive unhas grandes agora tá ótima cresceu bastante. Mas o mas importante é que posso contar como aliado através desse estudo que fiz já que tenho, artrose, hérnia de disco, tendinite nos punho, e esporão nós dois pés, mas graças a Deus, só um mim emcomoda .E todas essas enfermidade ,são contatada através de ressonância e raio-x. Deus abençoe cada um de vcs, pelo esclarecimento.Obrigada com carinho, Raidalva da Cruz Sebastião.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Raidalva. Agradeço pelo seu depoimento. É bom saber dos resultados que você conseguiu com o Exsynutriment. Quanto aos demais problemas, você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas e pedir orientações para o tratamento ou melhora dos sintomas. Estamos à disposição.
  • Claudia Mara
    Olá! Eu tenho 46 anos, tomo colágeno tipo 2, posso tomar silício orgânico e qual quantia? Obrigada!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Cláudia. Pode tomar sim o Exsynutrinment (marca do nosso silício orgânico). A dosagem usual é 100mg. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Stephane Linares
    Uauu que matéria extraordinária. Parabéns!! Muito esclarecedora...
    Após uma queda de cabelo severa e muitas pesquisas cheguei ao conhecimento do silicio orgânico, manipulei e estou usando há 45 dias, agora que comecei a notar os benefícios... sei que é um tratamento de no mínimo 4 meses, mas pretendo usar para sempre, ainda mais após ler essa matéria.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Stephane. Que bom que você gostou da matéria. As informações realmente ajudam a entender melhor o nosso corpo e analisar os benefícios. Agradeço pelo seu depoimento. Estamos à disposição para qualquer dúvida ou orientação, sempre que precisar.
  • maria gildete gomes dos santos
    Aprendizado excelente sobre o silício adorei gratidão
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi, Maria. Ficamos muito felizes com seu comentário! Para dúvidas ou orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Roseli
    Boa tarde, estou tomando Zeólita Zeoquantic e na sua composição ele tem 70% de dióxido de Silício e outros minerais esse tipo de Silício ajuda também na pele,?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Roseli. Ajudam sim. Na verdade a pele tem vários fatores que dever ser tratados conjuntamente, tanto internamente quanto externamente. Tudo depende da idade, do estado nutricional, alimentação, cuidados, idade, além dos fatores genéticos. Se quiser, entre em contato com nossos fitoterapeutas e peça orientação específica para o seu caso. Estamos à disposição.
  • Patricia
    o silicio, pode ser usado concomitantemente com o zinco quelado e o Oli Olá? Qual posologia e concentração mais indicada?
    grata
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Patrícia. Pode usar sim. A concentração usual é de 100mg de Exsynutriment + 100mg de Bioarct para tomar 1 vez ao dia por pelo menos 4 meses. Qualquer dúvida, entre em contato.
  • Isabel
    Ouvir dizer q é bom tomar silício + colágeno é vdd?
    Eu consigo comprar silício no site de vcs?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Isabel. Trabalhamos com o Exsynutriment ele é uma forma estabilizada e concentrada de Silício Orgânico, atua no tecido conjuntivo, reestruturando as fibras de colágeno e elastina, resultando na reestruturação e firmeza da pele de dentro para fora. Ele esta disponível em nosso site. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
  • Mariângela Digiovanni
    Gostaria de saber se minha filha de 17 anos pode tomar o Silício, uma vez que ela tem dermatite atópica. A pele coça muito por falta da hidratação. Porém já que há uma ligação com o colágeno, eu tive está semana um experiência terrível em tomar Colamina. Pensei que ia morrer, fiquei muito mal. Mas eu tenho 60 anos e minha filha 17.. agradeço a atenção e aguardo resposta.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Mariângela. A dermatite atópica pode estar relacionada também a algum problema emocional. O silício ajuda a aumentar a produção de colágeno e hidrata a pele, mas geralmente é usado para combater o envelhecimento da pele. Deixo aqui um estudo completo do silício orgânico: https://www.oficinadeervas.com.br/arquivos/exsynutriment_lit-dossie.pdf. Se quiser passar o caso dela com detalhes, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Rosa
    O chá da cavalinha é rico em silício orgânico. Eu sempre tomo.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Rosa. Sim, ela é rica em silício orgânico, porém sua disponibilidade para o organismo é baixa, mas vale usar.
  • Daise Malena
    Posso encontrar o silício nas casas de produtos naturais como erva?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Daise, tudo bem? Nós somos uma fármacia de manipulação, trabalhamos com o silício orgânico, enviamos para todo o Brasil. Vou deixar o link do nosso site, mas qualquer dúvida ficamos à disposição. https://www.oficinadeervas.com.br/exsynutriment
  • Maria da graca
    Preciso silício organico
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria. Se quiser, você pode comprar pelo site ou pedir pelo nosso email farmacia@oficinadeervas.com.br.
    Dependendo da seu necessidade e idade, pode tomar o silício orgânico na forma de Exsynutriment 100mg + Bioarct 100mg, 1 cáps ao dia.
    Deixo aqui o link, caso queira comprar pelo site:
    https://www.oficinadeervas.com.br/exsynutriment
    Estamos à disposição.
  • Tereza
    Eu tomo msm ,será que posso tomar o silício tbm ?qual a dosagem e aonde posso comprar?obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Tereza. O MSM é uma fonte de enxofre que tem vários benefícios para o organismo, mas também pode apresentar efeitos colaterais. Já o silício orgânico é um outro nutriente, e pode ser usado junto com o MSM, já que tanto um quanto o outro são elementos encontrados naturalmente nos alimentos que consumimos. A dosagem de manutenção é a seguinte:
    Dosagem de manutenção = Exsynutriment 100mg + Bioarct 100mg - Tomar 1 caps ao dia.
    Dosagem de recuperação, quando os cabelos e unhas estão muito fracos: Vitamina E 200 mg + Exsynutriment 100 mg + Glycoxil 100 mg + Bioarct 100 mg - Tomar 1 cáps ao dia.
    Deixo aqui o link para você ler e se quiser comprar:
    https://www.oficinadeervas.com.br/exsynutriment
    Qualquer dúvida, pode entrar em contato direto conosco pelo whats (16) 98234-0111 ou pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
    Estamos à disposição.
  • LUCIA HELENA FRAUCHES DA SILVA
    Gostei muito dessas informações.Muito obrigado
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Lúcia. Que bom que gostou das informações. Você pode entrar em contato conosco sempre que quiser alguma informação ou orientação. Nosso email para falar com o fitoterapeuta é farmacia@oficinadeervas.com.br. Abraços.
  • Rosa
    Muito valiosa informaçao sobre o Silicio organico para a saude.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Rosa. Que bom que gostou das informações. É sempre bom ter mais conhecimento, não é mesmo? Estamos à disposição para qualquer dúvida sempre que precisar. Abraços.

Deixe seu comentário sobre:
Silício Orgânico, mais do que uma fonte para a beleza!