2019-05-10

Um dos males do nosso século: o DIABETES! Informe-se!

Estatísticas do Diabetes

Segundo o Ministério da Saúde (dados de 2016):

- O diabetes cresceu mais de 61,8% nos últimos anos, de 2006 a 2016;

- Mais de 14 milhões de brasileiros sofrem de diabetes;

- Cerca de metade dos diabéticos não sabem que sofrem da doença;

- 8,9% dos brasileiros têm diabetes;

- 9,9% das mulheres têm diabetes;

- 7,8% dos homens têm diabetes.

Ok, já entendi que é grave... Mas o que é o diabetes?

O diabetes é uma doença que diminui a ação e/ou a produção de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que facilita a absorção da glicose (açúcar) pelo organismo. Isso causa um desequilíbrio no nosso corpo, que, por sua vez, traz consequências gravíssimas para nossa saúde.

Confira os tipos de diabetesConfira abaixo os tipos de diabetes.

Diabetes Mellitus (tipo 1 e tipo 2):

- O Diabetes Mellitus tipo 1 é uma doença autoimune (doença no qual nosso próprio corpo ataca uma parte normal do nosso organismo, erroneamente agindo em nossa defesa), que faz com que o pâncreas produza pouca ou nenhuma insulina. Geralmente aparece na adolescência ou durante a infância, sendo necessário tomar doses de insulina diárias para conseguir manter o nível de glicose sob controle.

- O Diabetes Mellitus tipo 2 ocorre em adultos, geralmente por conta de fatores hereditários, e em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias ou com maus hábitos de alimentação. Neste caso, a produção de insulina é normal, mas os tecidos do corpo criaram resistência à sua ação e isso impede que o organismo absorva a glicose, gerando o aumento de açúcar no sangue. Esse tipo também pode aparecer em jovens, embora seja mais difícil.

Quais são os sintomas do Diabetes?

No início do Diabetes tipo 2, as pequenas elevações da glicemia não mostram sintomas. Por causa disso, ele pode permanecer por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento, favorecendo a ocorrência de suas complicações, como problemas cardiovasculares, retinopatia (doença da retina), nefropatia (doença nos rins) e neuropatia (doença do sistema nervoso).

Depois de desenvolvido, os sintomas mais comuns do Diabetes são:

  • Aumento da vontade de urinar;
  • Sede em excesso;
  • Perda de peso;
  • Cansaço;
  • Má circulação;
  • Tontura;
  • Visão embaçada;
  • Formigamento no corpo;
  • Pressão alta;
  • Problemas cardíacos (colesterol e triglicerídeos elevados);
  • Dificuldade de cicatrização (principalmente em membros inferiores);
  • Doenças renais;
  • Infecções frequentes.

Como saber se tenho diabetes?

Como saber se tenho diabetes?

O diagnóstico de diabetes é muito eficaz e você deve procurar um médico para tirar de vez essa dúvida. Ele é feito por exames de sangue, que vão medir a quantidade de açúcar no seu sangue.

O diagnóstico é confirmado quando a glicemia dá igual ou acima de 126mg/dL.

Tenho diabetes. E agora?

Primeiramente, o acompanhamento médico frequente é necessário em ambos os casos (tipo 1 e tipo 2) e é importantíssimo saber que um estilo de vida saudável pode ajudar muito para uma boa qualidade de vida e redução dos sintomas.

No Diabetes Mellitus tipo 1, o tratamento é feito com a reposição da própria insulina diariamente, com uma dieta de pouco açúcar e exercícios físicos.

No Diabetes Mellitus tipo 2, o diabético pode ter outras doenças associadas, como colesterol e pressão alta. Por isso, o tratamento vai além de apenas o controle da glicemia, sendo preciso controlar as outras doenças também. Além disso, é necessário parar de fumar e praticar exercícios físicos regularmente.

O Diabetes e a Fitoterapia: sim, a fitoterapia pode ajudar!

Muitas plantas medicinais têm sido estudadas por conterem substâncias que reduzem os sintomas ou previnem o diabetes. As mais indicadas são:

É importante obter orientação antes de usar fitoterapia no tratamento do diabetes, pois cada caso é diferente e depende de qual tratamento o diabético já está fazendo.

Por isso, consulte-se com o fitoterapeuta, sempre! Você pode falar agora mesmo com um, é só clicar aqui. Estamos à total disposição para ajudá-lo com mais informações e dicas!

Separamos também outras dicas legais para você, de fontes muito confiáveis. Veja abaixo.

Orientação nutricional para controle do diabetes

Como a atividade física pode auxiliar no controle do diabetes

Outras fontes que usamos neste informativo

Comentários


  • Teresa
    Bom dia. Fui a endocrinologista e os exames pedidos por ela, sugeriram que eu estava pre diabética. Ela me passou uma medicação muito cara, cerca de 800 reais. e metformina. Comecei a tomar e acabei com labirintite e outros sintomas como prisão de ventre....e logo eu que não tinha esse problema. Parei de tomar e ela me passou Jardiance...tb. Comecei a tomar e depois de 25 dias...acabei tendo uma uretrite e sentia dores e vi sangue na urina. Desconfiei do remedio. Peguei a bula da tal Jardiance e cai dura. Dava problemas renaus, vaginite, uretrite e informava que podia causar necrose do Anus. Cai duraaa! Larguei essas porcarias e minha irmã me informou sobre o melao de sao caetano. Olha como melhorou a minha glicemia. Com os remedios, nunca alcançavam o indice de 90. Estou maravilhada com esse fitoterapico. Não faço dieta, como pão integral como sempre comi, frutas etc. Só não faço nada no óleo, tenho uma airfrayer. Esse fitoterápico está me deixando feliz...minha glicose chega agora a 90. Posso usar por tres meses o melao de sao caetano e depois usar o jambolão tb por tres meses...ou seja ir alternando os fitoterapicos??
    Tenham um feliz 2023 com saude alegria e prosperidade para todos da equipe.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Teresa.

    Fiquei muito feliz em saber dos seus resultados com o Melão de São Caetano. Ele é muito bom para o controle da glicemia e também para as funções hepáticas.
    Você pode alternar com o Jambolão a cada 3 meses sim. Existem outras plantas que também podem ser usadas, mas se você precisar, poderemos te orientar futuramente.
    Como o diabetes é uma doença metabólica, ela tende a evoluir com a idade, e por isso é muito importante estar atenta e não descuidar do controle alimentar e dos exercícios físicos.

    Deixo abaixo os links das principais plantas usadas para o controle da glicemia:

    https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano

    https://www.oficinadeervas.com.br/pata-de-vaca

    https://www.oficinadeervas.com.br/jambolao

    https://www.oficinadeervas.com.br/gimena

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição

  • Joanita
    Comercei o de chá do picão por causa de uma infecção urinária, agora estou sabendo que serve para diabetes,que sou diabética, espero ter melhora.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Joanita.

    Geralmente as plantas apresentam mais de uma indicação, mas algumas apresentam melhores resultados para determinadas doenças.
    Caso a sua glicemia não baixe com o uso do Picão Preto, existem outras plantas mais indicadas para diabetes. Deixo abaixo algumas delas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/pata-de-vaca

    https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano

    https://www.oficinadeervas.com.br/gimena

    https://www.oficinadeervas.com.br/jambolao

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • José Robson de Lima
    Gostei do assunto sobre os benefícios do melão São Caetano
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Bom dia José Robson

    Que ótimo!
    Ficamos felizes em compartilhar informações que podem contribuir e auxiliar .
    Agradecemos seu comentário!!
  • Ceni Mainardes
    A glicemia tenho medido em casa
    em jejum 235 e permanece apos duas horas em torno desse valor
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Ceni

    Clique no link abaixo e informe a nossos fitoterapeutas sua idade, se tem algum problema de saúde, se faz uso de algum medicamento e o valor da hemoglobina glicada do último exame:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • welerson de souza lameida
    bom dia , poso tomar capsula de melão de são caetano junto com Mediformina 850 ml
    tomo 03 ao dia . Obrigado, fico no aguardo do retorno.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Welerson. Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br e fale com nossos fitoterapeutas, precisamos de algumas informações para auxiliar como se sua glicemia esta controlada e se tem algum problema de saúde .Estamos a disposição.
  • jose aparecido de oliveira
    pra quem ja e portador diabetes o que vc indicada para controle
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá José. Para quem tem diabetes é preciso avaliar alguns pontos. Que medicamentos toma? Faz uso de insulina? Está com a taxas controladas? Faz uso de algum outro medicamento? Tem outros problemas de saúde? Qual a idade do paciente? Com essas respostas podemos avaliar qual a melhor planta para ajudar no controle. Então, você pode mandar essas resposta e pedir orientação aos nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Amilton Vacari
    Acho que sou pré-diabético, pois minha taxa de glicose varia de 103 a 128, em todas as vezes em que faço exames laboratorial. O que você(s) me sugere(em)? Um abraço.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Amilton. Se você não faz uso de nenhum medicamento, pode usar a Pata de Vaca, ou o Jambolão ou Gimena. São plantas que controlam a glicemia.
    Estamos à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Leonardo Pereira
    Qual é o tratamento para pré diabetes e o que é hemoglobina guicada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Leonardo, tudo bem? Existe o tratamento na pré-diabetes que pode ser feito com controle alimentar e exercícios físicos, para baixar os níveis de glicose. Nesse caso, geralmente não precisa de medicamentos, mas você pode usar plantas que ajudam a controlar a glicemia.
    Quanto à hemoglobina glicada, é um exame que mostra a média da glicemia nos últimos meses e ajuda no diagnóstico. Segue aqui uma definição: Do ponto de vista conceitual, o teste de hemoglobina glicada reflete efetivamente a MÉDIA de controle glicêmico dos últimos 2 a 4 meses sendo, portanto, um reflexo mais confiável da existência de hiperglicemia importante, em comparação a resultados pontuais dos testes de glicemia atualmente utilizados para a caracterização clínica e laboratorial do diabetes e do pré-diabetes. Caso queira conversar diretamente com nosso fitoterapeuta, pode entrar em contato pelo whatsapp (16) 98234-0111 ou pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Assim poderemos te orientar de acordo com seus resultados, idade, sintomas, etc. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Um dos males do nosso século: o DIABETES! Informe-se!