2019-03-11

Polifenóis: previnem o câncer e o envelhecimento precoce

Você sabia que um alimento é considerado funcional quando produz efeitos benéficos para a saúde humana ao ser ingerido?

Pois é... Nossa alimentação tem tudo a ver com a nossa saúde!

E hoje, vamos te falar de um composto que está presente em diversos alimentos, trazendo muitos benefícios para sua saúde. Estamos falando dos polifenóis!

Polifenóis? O que é isso?

Cada vez mais estudos comprovam a importância dos polifenóis na nossa alimentação. Eles são uma junção de vários ativos fenólicos, uma classe de compostos encontrados em diversas plantas, e possuem propriedades importantíssimas para a saúde humana, como ação preventiva do câncer, anti-inflamatória e antioxidante.

Fizemos abaixo uma lista de alimentos que tem polifenóis. Assim, você terá um mapa de alimentos nas mãos para melhorar sua saúde!

Alimentos fonte de polifenóis

Polifenois o que e issoAtualmente, o banco de dados Phenol Explorer Database é capaz de identificar cerca de 500 polifenóis diferentes em cerca de 400 alimentos. Veja abaixo a lista dos mais importantes, por tipo:

  1. Frutas - uvas, cereja, laranja, limão, maçã, amora, morango, caju, jabuticaba, mirtilo, ameixa, damasco, açaí, e cranberry;
  2. Hortaliças - couve, couve-flor, tomate, alho, cebola, espinafre, repolho, rabanete, escarola, mostarda, nabo e beterraba;
  3. Sementes - castanhas, nozes, amendoins, amêndoas e pistache;
  4. Ervas aromáticas e especiarias - alecrim, manjericão, manjerona, sálvia, gengibre, canela, açafrão, cúrcuma, colorau e cravo;
  5. Bebidas - suco de uva integral, suco de amora integral, suco de mirtilo, chá verde, chá branco, café e vinho tinto;
  6. Doces - Chocolate amargo (com mais de 65% de cacau).


E o que eu vou ganhar com uma dieta rica em polifenóis?

Alguns benefícios cientificamente comprovados para você:

  1. Maior resistência imunológica;
  2. Melhor recuperação muscular;
  3. Menores probabilidades de desenvolver doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças metabólicas, entre outras;
  4. Proteção do sistema cardiovascular;
  5. Prevenção de câncer;
  6. Retardamento do envelhecimento.

Mas lembre-se que os benefícios de uma dieta rica em polifenóis virão com o tempo, pois não é da noite para o dia! Este é o grande segredo para uma vida longa e saudável: preocupação constante com uma alimentação equilibrada e nutritiva para você e sua família!

Curiosidade: o primeiro polifenol descoberto pelo homem

O Resveratrol foi o primeiro polifenol a ser descoberto e divulgado pelo ser humano, presente na casca de uvas escuras e também no vinho tinto. Este é o grande motivo por trás de ouvirmos dizer que o vinho faz bem para a saúde!

E é verdade mesmo?

Sim, é verdade mesmo! As principais propriedades do Resveratrol são:

  1. Diminuir o colesterol ruim;
  2. Ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer;
  3. Estimular o sistema imunológico;
  4. Possuir ação antioxidante.

O vinho tinto, comum nas dietas francesa e mediterrânea, é rico em Resveratrol e seu consumo foi associado à menores taxas de doenças cardiovasculares entre os franceses. Foi a partir desses estudos que a indicação do consumo regular de suco de uva integral, suco de amora integral e suco de berries tornou-se comum na prática clínica.

Compre Resveratrol clicando aqui!

Outros polifenóis também trazem benefícios

Outro exemplo de polifenol do vinho com efeitos benéficos ao coração é a procianidina, que age como vasodilatador. Alimentos como frutas vermelhas, cúrcuma e chá verde também apresentam polifenóis, com ações das mais variadas. Por exemplo, a curcumina, extraída da cúrcuma, funciona como um varredor de radicais livres, protegendo o nosso organismo de danos às moléculas de DNA e podendo até mesmo melhorar a recuperação após a prática de exercício físico intenso. Já a quercetina, presente em romãs e maçãs, pode melhorar a tolerância ao esforço e pode ter um potente papel anti-tumores.

A importância da suplementação na sua rotina alimentar

Nesta correria do mundo de hoje, com rotinas atarefadas e sem tempo livre para nos cuidarmos, é muito importante você saber que pode contar com produtos que facilitam a sua organização da rotina alimentar, como cápsulas concentradas. Assim, é mais fácil manter sempre uma dieta equilibrada.

Com estes produtos, você pode ter sempre à sua disposição a possibilidade de ingerir Resveratrol, Curcumina, Quercetina e diversos outros polifenóis de forma concentrada e saudável.

Alimentação saudável com polifenóis

Está com dúvidas? Fale agora com um fitoterapeuta clicando aqui! Estamos prontos para ajudá-lo!

Comentários


  • lucimara
    Qual é o melhor suplemento a base de polifenois
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Lucimara

    o Resveratrol é uma ótima opção.

    Clique no link abaixo para ver mais informações e adquirir:

    https://www.oficinadeervas.com.br/resveratrol

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Polifenóis: previnem o câncer e o envelhecimento precoce