2018-08-29

Cúrcuma: uma dádiva da natureza

Você conhece a Cúrcuma longa?Curcuma planta

A Cúrcuma é uma planta muito conhecida como Açafrão da Terra ou Açafrão da Índia, e seu nome científico é Curcuma longa. Sua origem é da Índia, onde é muito consumida, tanto na culinária (curry) quanto na medicina. E é lá ainda que se produz a maior parte da Cúrcuma consumida mundialmente.

Ela pode chegar a até um metro e meio de altura e suas folhas são grandes e de um verde escuro bem intenso, mas são seus rizomas alaranjados que são utilizados. Esses rizomas são colhidos quando as folhas secam, normalmente nos períodos de seca.

No Brasil, a Cúrcuma é mais utilizada na região de Minas Gerais e Goiás, na forma de pó para tempero, como um corante muito comum em refogados de frango e arroz. Também é muito comum encontrá-la na composição de alimentos que tem coloração amarelada, como manteigas, margarinas, queijos, etc.

Curcuma potinho com po e rizomasMas quais são os benefícios da Cúrcuma? E como usar a Cúrcuma para aproveitar seus benefícios?

De forma resumida, podemos dizer que a Cúrcuma possui uma ação antisséptica fantástica, matando bactérias, vírus e fungos. Também é um potente anti-inflamatório, ajudando em casos de sinusites, rinites, tendinites, artrites e outras doenças que causam inflamação e dor, principalmente nas juntas.

A Cúrcuma pode ser usada, também, para regular as taxas de mau colesterol (LDL) e age como antioxidante, combatendo radicais livres e podendo ser usada como coadjuvante nos tratamentos de câncer. E, devido à sua ação antiviral, também pode auxiliar nos tratamentos de AIDS.

Pode utilizar a Cúrcuma em cápsula, além de receita culinária?

A Cúrcuma pode ser usada na forma de condimento, cápsulas, tinturas e xaropes. Externamente na forma de gel ou creme.

Externamente, a Cúrcuma age como cicatrizante, podendo ser utilizada em forma de creme para passar em feridas, arranhões e ferimentos em geral. Por possuir ação antifúngica, pode ser usada também em tratamentos de micose. Além de tudo, ajuda a amenizar coceiras na pele, agindo como um tipo de corticóide e podendo ser empregada em tratamentos de psoríase.

Está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

Comentários


  • Ediberto Luiz da Silveira
    Sou adepto á medicina natural sempre.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Edilberto.

    Que bom saber disso.

    Temos aqui uma equipe de fitoterapeutas que podem te auxiliar sempre que precisar.
    É só acessar o link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • angela maria candido
    Como preparar o chá da própria planta
    Qual a quantidade ideal pra fazer o chá ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Ângela. Se você tem o pó da cúrcuma, pode preparar 1 xícara de chá com água fervente e acrescentar 1 colher de café do pó. Abafe e tome. Pode tomar 2 vezes ao dia. Algumas pessoas relatam que o uso frequente deixa os dentes amarelados. Então, se preferir, pode usar na forma de cápsulas. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Sonia Rico Rolim
    Prezados,
    Uso Artrodar e Condres para ajudar nos problemas de artrite, principalmente nos joelhos e mãos. Gostaria de saber se o açafrão pode ajudar e como tomar (cápsulas, chá...). Muito obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Sônia. O uso é indicado sim, pois possui ação anti-inflamatória. Pode ser na forma de cápsulas ou o pó preparado como um shot para tomar de manhã. Tem a opção de tintura para pingar na água também. Qualquer dúvida, entre em contato com nosso fitoterapeuta. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Cúrcuma: uma dádiva da natureza