2017-10-06

Dor nas articulações: possíveis causas e tratamentos

As principais causas de problemas articulares são derivadas de problemas autoimunes, inflamações, fraturas, degeneração não inflamatória, entorses dentre outros motivos. As lesões ocorrem em uma ou várias articulações causando dores de baixa a alta intensidade.

O médico questionará o paciente se as dores surgem durante o dia todo, por movimentos, após movimentos, ao despertar, se sente dores constantes, dores de queimação, rigidez e outros questionamentos no qual o mesmo concluirá de maneira clínica qual é o tipo de problema articular.

As características dos problemas articulares de origem não inflamatória: piora com atividade e melhora com descanso, gradativamente vai piorando, geralmente afeta uma e eventualmente mais de uma articulação e piora no decorrer do dia. Nas de origem inflamatória as dores são mais constantes e intensas, surgem logo pela manhã, eventualmente pode doer com movimentos, diminui com atividade e piora após período de repouso.

Principais doenças articulares

Artrite reumatoide é uma doença autoimune que causa rigidez, dor e inflamação nas articulações. A osteoartrite envolve o crescimento dos osteófitos (chamados de “bico de papagaio” quando aprecem na coluna) e a degeneração da cartilagem de uma articulação. É a causa mais comum de dor articular em adultos com mais de 45 anos.

A inflamação e dor nas articulações também podem ser causadas pelo seu uso excessivo, como uma atividade repetitiva (tênis, pintura, correr, escrever, videojogos, etc.) durante um longo período de tempo. Esse esforço também pode por vezes causar bursites (inflamação das bursas).

Inúmeras outras causas podem estar por trás da dor nas articulações:

Doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus

Condromalácia patelar

Gota (excesso de ácido úrico)

Doenças infecciosas

Hepatite A, B ou C

Gripe

Sarampo

Caxumba

Febre reumática

Rubéola

Varicela (catapora)

Lesões, inclusive fratura

Osteomielite

Tendinite

Esforço fora do normal ou uso excessivo, incluindo tensões ou torções.

Independente do tratamento indicado pelo médico, o paciente poderá complementar com outras técnicas como acupuntura, massagem, fisioterapia, plantas medicinais, produtos naturais e alimentos.

Tratamento natural

Algumas plantas medicinais ou produtos naturais podem auxiliar no alívio das dores, na diminuição do processo inflamatório e mesmo na melhora da articulação, promovendo mobilidade e flexibilidade.

- OSTEOSIL - Tratamento coadjuvante da osteopenia, osteoporose, osteoartrite. Prevenção do envelhecimento e desordens osteoarticulares e ação anti-inflamatória.

- UC II - Colágeno do tipo II. Eficaz na prevenção e tratamento de alguns problemas ortopédicos, como artrite, artrose e lesão articular e de cartilagem. Age juntamente com o sistema imunológico, para manter as articulações saudáveis e promover mobilidade e flexibilidade.

- GARRA DO DIABO - Possui ação anti-inflamatória. Indicada para artrites, artroses, dores na coluna, traumas, tendinites e fibromialgia.

- BOSWELLIA - Indicado para o tratamento da artrite reumatoide, processos inflamatórios, inflamações e condições artríticas, osteoartrite, artrite reumatoide juvenil, miosite, fibrosite e colite.

- UNHA DE GATO - Tem ação analgésica e anti-inflamatória.

- SUCUPIRA - Indicada para reumatismo, debilidade e fraqueza. Possui ação febrífuga, depurativa, anti-inflamatória.

- ERVA BALEEIRA - Coadjuvante no tratamento de reumatismo, artrite, dores musculares e nevralgias.

- ARNICA MONTANA - Coadjuvante no tratamento de reumatismo, artrite, artrose, dores e traumatismo. Externamente possui ação anti-inflamatória.

- CÚRCUMA - Possui ação anti-inflamatória, combate radicais livres, previne envelhecimento e doenças degenerativas.

- SALSAPARRILHA - Ação depurativa, controla ácido úrico, diminui dores provocadas pela gota.

- CAVALINHA - Possui ação anti-inflamatória, indicada para tratamento de osteoporose e afecções articulares.

- GEL ANALGÉSICO - Para uso externo em casos de dores musculares, pancadas e dores articulares. Composição: Erva de Santa Maria, Arnica montana, Mentol, Cânfora, Salicilato de Metila e Gel base.

A Equipe da Oficina de Ervas está à disposição para orientar e esclarecer suas dúvidas. Clique aqui e Fale com os nossos fitoterapeutas.

Por: Eliza Harada

Comentários


  • Maria do Socorro Silva
    Sinto muitas dores nas articulações assim que acordo no decorrer do dia vai diminuindo
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria. Trabalhamos com alguns fitoterápicos que podem auxiliar como a Cúrcuma que possui ação anti-inflamatória, mas é necessário que saiba a causa da dor. Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxilia-la. Estamos a disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Dor nas articulações: possíveis causas e tratamentos