2017-09-20

Estafa: entenda seus sintomas e veja como tratar esse problema

A estafa pode ter origem emocional ou física, atinge crianças e adultos, compromete o desempenho na escola, no trabalho e na relação com as demais pessoas no dia a dia. Por alterar todo o funcionamento do organismo, pode desencadear outras doenças como hipertensão, fobias, ansiedade, problemas cardíacos e gastrite.

Estafa (cansaco) no TrabalhoA forma mais comum da estafa é a fadiga mental. Caracterizada pela alteração do sistema nervoso central, ocorre em função do excesso de responsabilidades e tensões acumuladas que provocam um desgaste metabólico e mental muito grande. O cansaço mental pode provocar até a dor física pois as pressões psicológicas se refletem no corpo.

Quando a mente é submetida a uma situação de estresse ou precisa de um período prolongado de concentração, um tipo de bloqueio mental ocorre porque não é possível continuar com o mesmo grau de atenção por várias horas. Esse quadro é muito comum em estudantes nas épocas de pré-vestibular, concursos, provas e conclusão de curso.

Sintomas da estafa mental:

- Falha de memória

- Insônia

- Irritabilidade

- Desânimo e desmotivação

- Tristeza e angústia

- Azia, má-digestão e mudanças de apetite

- Palpitação

- Sensação de esgotamento e cansaço constante

- Dores frequentes: cabeça, costas e musculares

- Insegurança e sentimento de fracasso

Atleta cansadoO esgotamento físico é muito presente em algumas atividades desportivas, quando os atletas submetem o corpo a um elevado nível de exigência para a vitória. Em algumas circunstâncias, o cansaço físico se dá devido à doença, a reação a certos medicamentos ou a falta de algum nutriente no corpo (deficiência de ferro que está associado à anemia, provocando exaustão).

Existe também a estafa emocional, que pode ser causada por um relacionamento doloroso, por sentir-se humilhado ou por morte de um familiar. Esse tipo emocional é o mais complexo, uma vez que a restauração pode ser lenta e até mesmo exigir alguma terapia para superar isso.

O desgaste diário pode fazer estragos em nosso organismo. A sensação de que faltam energias e a vontade de passar o dia todo dormindo pode ser o primeiro sinal de alerta. O pior acontece quando, apesar de dormir muitas horas seguidas, você continua cansado ou desgastado.

Como combater o cansaço físico e mental

Relaxar e alimentecao saudavel- Aprenda a relaxar;

- Pratique atividade física com moderação;

- Respeite o ritmo de seu corpo;

- Procure ter uma alimentação balanceada e saudável.

 

Tratamentos naturais contra a Estafa

Frutos secos e sementes - Estes alimentos oferecem uma grande quantidade de triptofano e magnésio. Servem para diminuir o estresse, a ansiedade, a insônia e o cansaço físico e/ou mental.

Ginseng Coreano - Revitaliza o corpo, melhora a quantidade de oxigênio nas células, diminui a concentração de ácido lático nos músculos e aumenta a resistência à fadiga. É muito usado pelos atletas de alto nível.

Bacopa - Potencializa a memória, aprendizagem e concentração. Reduz o estresse.

Geléia Real - Todos os derivados do mel são perfeitos para combater a fadiga. No caso da geleia real, é ideal para as pessoas com uma grande quantidade de tarefas ou atividades por dia. Tem propriedades energéticas, antioxidantes e nutritivas.

Fáfia - Possui ação energética para cansaço físico e mental. Melhora a resistência muscular. Ativa a memória e a concentração.

Aswaganda - Tônico e revitalizante do sistema nervoso, adaptógena. Auxilia no tratamento de estresse e estafa.

Rhodiola rosea - Indicado para melhorar a resistência física, desempenho mental e rendimento do trabalho/estudo. Combate fadiga (cansaço) e impotência. Possui ação adaptógena.

Catuaba - Melhora a concentração e a memória. Energético, tônico, afrodisíaco e estimulante.

Jatobá - Indicado como neurotônico (depressão, esgotamentos, estafas e estresses).

Guaraná - Tônico geral e estimulante. Indicado para combater o estresse, dificuldade de raciocínio e concentração, cansaço, fadiga, sonolência excessiva e estafa.

Chá Verde - Ação estimulante, melhora a atenção e memória e possui ação antioxidante.

Óleo Essencial de Alecrim (aromaterapia) - É estimulante da memória, fortalece e clareia a mente quando há esgotamento.

Faça uma autoavaliação para tomar medidas antes que a estafa se instale. É mais fácil cuidar da saúde de forma preventiva e dessa forma, conseguirá atingir seus objetivos com tranquilidade e sucesso.

Por: Eliza Harada

Relaxar, tranquilidade e sucesso

Comentários


  • Roberta
    Olá,
    Passei por muitos problemas , levando como podia , agora a mínima coisa me irrita e tem horas que acabo explodindo por coisas pequenas , tenho sentido muita vontade de chorar , me emociono facilmente e estou me sentindo angustiada sem rumo …obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Roberta

    Existem fitoterápicos capazes de melhorar a serotonina e outros hormônios que trazem prazer e felicidade, como o Hipérico e o 5 HTP. Clique nos links abaixo para ver mais informações sobre eles:

    https://www.oficinadeervas.com.br/hiperico

    https://www.oficinadeervas.com.br/5htp

    Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se usa algum medicamento.

    Estamos à disposição.
  • LENI
    Não tenho vontade de fazer mais nada tenho muito sono meu corpo vive cansado só quero dormir tô sempre cansada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Leni

    Existem alguns fitoterápicos capazes de melhorar a sua disposição física e mental, como a Rhodiola rosea e a Aswaganda. Clique nos links abaixo para mais informação:

    https://www.oficinadeervas.com.br/rhodiola-rosea

    https://www.oficinadeervas.com.br/aswaganda

    Qualquer dúvida clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Josimere
    Eu estou sentindo muita fraqueza no corpo nao estou conseguindo raciocinar rápido tenho arrepio no corpo e falta de ar o que pode ser e o que eu tenho que fazer
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Josemeire

    Entre em contato direto com nossos fitoterapeutas para que possamos te orientar.
    Informe a sua idade, desde quanto sente esses sintomas, se você teve covid ou dengue, como está sua alimentação, como é sua rotina, se fez exames de sangue, qual o diagnóstico do seu médico, se toma algum tipo de medicamento, etc.

    Segue o link para contato:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Milena
    Sofri uma perda familiar, parece que meus pensamentos não se firmam, sinto muita canseira e não consigo me concentrar por muito tempo. Parece que até meu corpo está pesado os ombros não se alinham, quando eu vejo estou com ombros caídos de tanto peso.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Milena,

    Os sintomas que sente são bem característicos de uma ansiedade, os nosso fitoterapeutas pode orientar o que tem dentro da fitoterapia para essa situação. Entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos a disposição.

  • Alfredo
    Eu estou com ansiedade e insônia, dormindo muito mal sem aquele sono reparador e isso ta me deixando com um cansaço físico e mental, super esgotado com fraqueza muscular, sem energia pra nada, não aguento nem andar de bicicleta. Deve ser a privação de sono.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Alfredo. A privação do sono provoca todos esses sintomas que você citou, além de comprometer a sua imunidade. Se você não faz tratamento para esse problema, poderá tomar o Mulungu ou a Valeriana. Deixo os links para você ler e peço que entre em contato conosco para que possamos te orientar.
    https://www.oficinadeervas.com.br/mulungu https://www.oficinadeervas.com.br/valeriana. Estamos à disposição.
  • Erika Moreira
    Eu estou com esses sintomas, gostaria de uma orientação o que eu devo fazer?

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Erika. É possível reverter o quadro com produtos naturais e mudanças de hábito. No entanto, a estafa pode chegar através de vários fatores como excesso de trabalho, excesso de responsabilidade, insônia, problemas externos, desequilíbrio orgânico, etc. Para poder orientar a melhor forma de tratamento para o seu caso, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Nos informe a sua idade, seus sintomas, sua rotina, se toma algum tipo de medicamento, se tem problema de saúde, se dorme bem, se pratica exercícios físicos, etc. Pode ser por esse email ou por whats (16)98234-0111. Estamos no seu aguardo.
  • Silvia Alves Batista dos Santos
    Me sinto sem forças,meu coração parece as que vai parar meu ombro direito dói muito,sinto como se meu corpo todo tremesse ,me sinto angustiada com muita vontade de chorar,parece que vou vomitar...

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Silvia. Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail ou WhatsApp (016) 982340111, informando desde quando você sente isso, qual sua idade e se toma algum medicamento. Precisamos dessas informações para avaliar, pois parece um início de depressão. Estamos no seu aguardo.
  • Fatima
    Estou a amor com este cansaço insuportável mesmo dormindo mais de 8 h4s continuo cansada tive uma vida de muito trabalho e dormindo 3 hrs por noite
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Fátima. Existe vários fitoterápicos que ajudam a melhorar a qualidade do sono, dentre eles o Mulungu. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Catia oliveira
    Estou me sentindo,muito cansada,dores nas pernas um baita peso, sentada, deitada,indisposta demais,ando me arrastando,só quero dormir,sei que trabalho muito mas está em excesso essa indisposição,sei que não é só trabalho,pode ser estafa?!se sim que tratamento vcs me recomendam
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Cátia. Peço que entre em contato com os fitoterapeutas pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br, para que possamos detalhar mais o que se passa com você. Mas já adiantando, existem fitoterápicos que podem sim te ajudar. Estamos à disposição.
  • Cidinha Santos
    Estou muito falta de minoria,fui a psicóloga disse estou com estafa
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Cidinha. Se o caso é de estafa, você precisa cuidar, pois a perda de memória é apenas um dos sintomas. A estafa pode desencadear problemas graves de saúde, além de prejudicar o seu dia-a-dia com baixo rendimento no trabalho, mal humor e baixa autoestima. Caso queira relatar o seu problema para os nossos fitoterapeutas, entre em contato por esse email ou pelo whatsapp (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • hugo
    TB estou MT estafado oq m recomendariam
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Hugo. Existem plantas indicadas para estafa mental e física. A Aswagandha é uma delas e a outra é a Rhodiola rósea. Essas duas possuem ação adaptógena, isto é, te ajudam a adaptar a situações que exigem muito esforço. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas e explicar o seu caso, pois algumas pessoas ficam estafadas por problemas de insônia, e outros por excesso de trabalho ou preocupações. Passe o seu caso incluindo a idade, rotina, alimentação, se toma algum medicamento, se tem algum problema de saúde, etc. Estamos no seu aguardo.
  • Ariane
    Eu vivo cansada, sem animo pra nada as vezes eu me obrigo a levantar da cama.pois posso dormir mais de 10 horas nem parece nem sei de onde vem tanta exaustão
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ariane. Trabalhamos com alguns fitoterápicos que podem auxiliar na parte do cansaço e desanimo. Peço que entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxilia-la . Estamos a disposição.
  • Vera Lúcia de Medeiros barroncas
    ESTOU FRACA E SEM ANIMO COM DORES NO CORPO E FALTA DE MEMORIA.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Vera. Esses sintomas podem mesmo ser por estafa, mas os fatores que levam a esse estado são variados. Para te orientar, entre em contato conosco pelo whatasapp (16)98234-0111 ou pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Daí você pode nos contar com detalhes o seu caso, informando sua idade, rotina, se tem algum problema de saúde, se toma medicamentos, se tem alimentação equilibrada, etc. Ficamos no seu aguardo.

Deixe seu comentário sobre:
Estafa: entenda seus sintomas e veja como tratar esse problema