2017-05-23

Hipertensão, a doença silenciosa

O que é Hipertensão ou Pressão Alta?

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), popularmente conhecida como Pressão Alta, é uma condição clínica que pode ser causada por vários fatores e é caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA), ou seja, considera-se uma pessoa hipertensa quando a pressão arterial se mantem igual ou maior que 140×90 mmHg, ou 14 por 9.

hipertensao 1

Ser silenciosa é uma das principais características da pressão alta, e uma das mais preocupantes, pois por não sentirem nada geralmente as pessoas descobrem tardiamente e muitas pessoas não tratam a Hipertensão porque não sentem nada.

O aumento da pressão arterial, faz com que o sangue percorra pelos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) com maior pressão, causando lesões, aumentando assim o risco de infarto, AVC, lesão nos rins, entre outros.

Considera-se uma pessoa hipertensa quando a pressão arterial se mantém igual ou maior que 140×90 mmHg, ou 14 por 9.

Quais são as causas da hipertensão?

Primária: causa não identificada. Está relacionada ao estilo de vida e aos fatores de risco. É a mais prevalente. Alguns exemplos: estresse, abuso de sal, hereditariedade, alimentação não saudável, obesidade, entre outros.

Secundária: relacionada a causas identificadas, como doenças renais, alguns medicamentos e gravidez.

Tratamento Medicamentoso

Geralmente o tratamento medicamentoso é indicado, juntamente  a mudança de estilo de vida, para os pacientes com alto risco cardiovascular ou níveis pressóricos no estágio 2 (PA maior ou igual 160x100mmHg). Pessoas que não se enquadram nesses critérios, têm a possibilidade de decidir, em conjunto com o médico, não iniciar a medicação num primeiro momento, podendo aderir a hábitos de vida saudáveis para atingir uma meta, por um período de 3 a 6 meses. Nesse período, deve ser acompanhado a pressão arterial mensalmente pela equipe e caso não consiga atingir a meta, o tratamento com anti-hipertensivo deve ser oferecido.

hipertensao 3

Alimentação saudável

Evite refrigerantes, sucos industrializados, pois possuem conservantes como o citrato de sódio, que não fornecem sabor salgado aos alimentos, mas aumentam a pressão da mesma forma.

Utilize o mínimo de sal possível no preparo dos alimentos.

Evite os alimentos industrializados como congelados, macarrão instantâneo, embutidos, sopas e caldos prontos, enlatados, molhos, carnes salgadas e alimentos com glutamato monossódico.

Prefira temperos naturais, como salsinha, cebolinha, coentro, cebola, alho, etc

Diminua o consumo de gordura.

Consuma diariamente frutas e hortaliças.

Aumente o consumo de potássio (desde que não haja restrição), pois induz à redução da pressão arterial, além do efeito protetor contra danos cardiovasculares. Exemplos de alimentos ricos em potássio: banana, melão, laranja, frutas secas, abacate, cenoura, beterraba, folhas verdes-escuras, ervilha, feijão, semente de gergelim, gérmen de trigo, entre outros.

hipertensao 4

Atividade Física

É imprescindível que antes de qualquer orientação sobre atividade física, seja feita uma avaliação inicial. Em casos mais graves, a atividade física deve ser feita com supervisão de um profissional capacitado.

Independente dos exercícios escolhidos, sejam eles aeróbios (caminhadas, dança, ciclismo, natação, corrida) ou anaeróbios (musculação, saltos, abdominais, flexões e agachamentos), devem ser iniciados gradativamente, respeitando o limite de cada indivíduo. A frequência recomendada é de 3 a 5 vezes por semana, pelo menos 30 minutos por dia, de acordo com a intensidade e tipo de atividade realizada.

Tratamento Natural

Existem plantas e produtos naturais que possuem a capacidade de controlar a pressão arterial. Seu uso pode ser associado ao tratamento medicamentoso ou usado isoladamente, em casos em que o paciente ainda não precisa de medicamento.

O uso deve ser orientado por profissional especializado e com acompanhamento médico.

Os produtos naturais mais indicado para essa finalidade são: Sete Sangrias, Embaúba, Óleo de Alho e Ômega 3. Nos casos da hipertensão de origem nervosa, pode-se associar o uso de plantas relaxantes como a Lípia, Kawa Kawa, Valeriana, Mulungu, Hipérico e Maracujá.

Os produtos naturais associados a bons hábitos, garantem mais equilíbrio e qualidade de vida.

A saúde é o caminho mais seguro para a felicidade!

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Hipertensão, a doença silenciosa

Deixe seu comentário sobre:
Hipertensão, a doença silenciosa