O que é a ressaca e como escapar dela.

ressaca

A ressaca é uma consequência considerada comum depois de uma noite de bebedeira. Ela é, na verdade, uma intoxicação que ocorre quando bebemos álcool em excesso. Essa intoxicação acontece porque quando ingerimos muita bebida alcoólica, o nosso organismo fica sobrecarregado ao tentar absorver e metabolizar tanto álcool. Os órgãos envolvidos nesse processo acabam sofrendo com isso, principalmente o fígado, pois é dele a responsabilidade de produzir enzimas que absorvem o etanol. O fígado passa tanto tempo processando o álcool que acaba gerando um desequilíbrio, desorganizando todo o nosso metabolismo. As consequências desse desequilíbrio são: dor de cabeça, desidratação, cansaço extremo, enjoo e diarreia.

A melhor forma de escapar de uma ressaca, obviamente é não ingerir álcool. Mas para quem errou a mão no álcool e está sofrendo com a ressaca precisa, antes de tudo, descansar.

Repousar depois de beber é altamente recomendado, pois o fígado precisa de um tempo para processar e eliminar o álcool da corrente sanguínea. Quem fica de molho no dia seguinte à bebedeira, no entanto, pode incorrer num erro perigoso: o jejum.

Mesmo que o estômago não esteja muito bem, é importante comer alguma coisa. Quem jejua pode ter hipoglicemia e esse quadro pode gerar tonturas, tremores e até desmaios.

Um dos principais erros cometidos quando as pessoas interagem com o álcool é esquecer-se da hidratação. O álcool provoca a inibição do hormônio antidiurético, responsável por manter a quantidade de água no organismo, por isso a tendência é que grande quantidade de líquido seja liberada, deixando o corpo extremamente desidratado.

Como a desidratação é um dos principais componentes da ressaca, é indicado tomar água, para o corpo não desidratar. As pessoas acham que quando estão tomando cerveja estão se hidratando, mas isso não é verdade.

Outro procedimento importante, que pode significar a diferença entre uma manhã tranquila e outra manhã horrível, é a alimentação. Um fator preponderante da ressaca é a hipoglicemia. Se alimentando bem antes de começar a festa, você estará fazendo um grande favor para o seu corpo.

cha

Não há nada que cure a ressaca num piscar de olhos, mas existem medidas que podem ser tomadas para acelerar o processo de absorção e eliminação do álcool:

- Beber mais líquidos como água de coco, sucos, água.

- Comer alimentos leves. Evite alimentos gordurosos e refrigerantes.

- Descansar e não tomar qualquer medicação para ressaca que contenha paracetamol. Combinado com álcool, essa substância pode causar danos ao fígado.

Mas existe outra medida que pode ser adotada e é eficiente e natural: tomar algum chá.

Plantas para ressaca podem ser tomadas na forma de chá, cápsula ou extrato fluido/tintura (nesse caso recomenda-se pingar as gotas em água morna e esperar esfriar, para que todo o álcool evapore).

Dente-de-leão: estimula a eliminação de toxinas pelo fígado;

Hortelã: tem ação digestiva e refrescante;

Gengibre: muito bom para a náusea da ressaca;

Alcachofra: tem ação protetora do fígado, desintoxicante e digestiva;

Boldo do Chile: Acelera eliminação das toxinas e protege o fígado;

Espinheira Santa: alivia os sintomas de mal-estar do estômago;

Cúrcuma: anti-inflamatório natural para dores de cabeça.

Não deixe que a ressaca estrague seus planos. Divirta-se com saúde e segurança!

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários


  • Antonio Rubens Raimundo
    Bom dia ,conteúdo muito interessante e importante, gosto muito de estudar os benefícios das, plantas, inclusive; eu tenho um curso de fitoterapia, mas todas dicas ,vem a somar ,,minha gratidão .
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Rubens,

    Que bom saber que você gostou do nosso conteúdo. Melhor ainda saber que você trabalha na área e oferece curso de fitoterapia.
    Agradeço por seu depoimento e desejo muito sucesso em sua jornada.

    Estamos sempre à disposição.
  • sonia aparecida da
    ótimas dicas para a prevenção e melhora da ressaca, principalmente sobre o uso do paracetamol
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Sônia. Ficamos felizes que tenha gostado. Estamos à disposição para dúvidas e esclarecimentos.

Deixe seu comentário sobre:
O que é a ressaca e como escapar dela.