2016-05-10

O Poderoso Mel – um alimento completo.

O Mel é muito usado no preparo de pratos doces, bebidas e molhos. Pegajoso e doce, este alimento dourado e brilhantes vem com vários benefícios para a saúde. O Mel não só bom no sabor, mas também é ótimo para a saúde e é um ótimo substituto do açúcar. O Mel é conhecido e bastante usado, especialmente quando se trata de gripes e resfriados, faz parte de muitas receitas caseiras para esses tratamentos, mas, você sabe exatamente como o doce produto do trabalho das abelhas pode ser benéfico à nossa saúde?

O que faz do mel um alimento tão poderoso?

O Mel possui em sua composição, mais de 70 substâncias que são essenciais ao nosso organismo, tais como: água, sacarose, frutose, potássio, glicose (carboidratos), cobre, ferro, sódio, enxofre, fósforo, selênio, cloro, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas).

Principais benefícios do Mel

O Mel é conhecido por fornecer energia instantânea, pois é alto teor de glicose. Isso ajuda a manter os minerais no organismo. A glicose no Mel é absorvido muito rapidamente pelo corpo, enquanto a frutose é absorvida lentamente fornecendo energia sustentada. Pela mesma razão, o Mel é recomendado para todos os atletas, pois ajuda a melhorar o tempo de recuperação.

O Mel faz maravilhas para a pele, pois ele age como um hidratante natural, o que ajuda na prevenção de pele seca. O Mel tem propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicos, mantendo, assim a saúde da pele.

O Mel é uma rica fonte de antioxidantes que o torna realmente um poderoso combatente contra o câncer. Os Antioxidantes reduzem o metabolismo das células cancerosas no corpo, reduzindo assim a probabilidade de ocorrência de câncer. A presença de polifenóis (antioxidantes) no Mel ajuda a proteger as células contra os radicais livres.

xarope mel

Para Tosse e Infecção Garganta: O Mel tem propriedades anti-microbianas. O consumo de mel durante uma infecção de garganta podem ser realmente útil, pois reduz a inflamação da garganta. Além disso, O Mel juntamente com Limão e água mostrou-se ser benefício contra dor de garganta. Ajuda a diminuir reações alérgicas. Esses benefícios podem ser aliados aos extratos de plantas para o preparo de xaropes, como o Guaco, Gengibre, Própolis, Equinácea, dentre outras que possuem indicação para tosse, resfriado e gripe.

Também tem atuação na prevenção da anemia, combate insônia, reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e, assim, previne infartos e outras moléstias causadas pelas artérias e veias obstruídas. Por seu poder anti-inflamatório o mel ajuda a rápida cicatrização de feridas e também de queimaduras.

abelha 3

Com todos esses benefícios, podemos classificar o mel como um alimento completo. Contudo, para que esse alimento possa continuar a fazer parte de nossas vidas, é importante cuidar da natureza, pois é através do trabalho das abelhas que podemos ter acesso a esse alimento tão precioso!

Por: Eliza Harada

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: O Poderoso Mel – um alimento completo.

Deixe seu comentário sobre:
O Poderoso Mel – um alimento completo.