"Encontre nas plantas saúde, beleza e harmonia para sua vida."

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Amburana cearensis

Nome científico: Amburana cearensis

Familia: Fabaceae - Faboideae

Parte utilizada: Sementes

Sinonímia científica: Torresea cearensis A.

Nomes populares: Umburana-de-cheiro, Cumaru, Imburana-de-cheiro, Amburana, Imburana, Cumaru-do-Ceará, Cumaru de cheiro, Cumaré.

Amburana cearensis apresenta porte regular, podendo atingir até 10 m de altura nas regiões de caatinga e até 20m na zona da mata.

Sua madeira é empregada em serviços de movelaria, por artesões e na marcenaria e, as suas sementes, em função do odor agradável exalado, são utilizadas para perfumar roupas.

O extrato hidroalcoólico das cascas do caule apresenta atividades anti-inflamatória, analgésica, antiespasmódica e broncodilatadora, além de ser desprovido de toxicidade em doses usuais. No estudo fitoquímico, o principal componente químico encontrado foi a cumarina, a qual é responsável, juntamente com outras substâncias, pela atividade broncodilatadora determinada experimentalmente, validando cientificamente o uso popular e o tratamento caseiro, especialmente em crianças e idosos.

A indicação das sementes é no auxílio nas tosses, bronquites, asma, gripes, resfriados, ação antifúngica e antimicrobiana. Anti-inflamatória e analgésica, alivia dores sintomáticas de problemas dentários e reumatismo.

Tem efeito antiespasmódico, cólicas intestinais, dores de barriga, estomacais, útero e bexiga. É emenagogo, facilita ou aumenta o fluxo menstrual. Diarreias.

Existe atualmente a necessidade de preservação desta espécie, pois apesar de sua importância econômica e social ser incontestável, devido ao uso de sua madeira e da grande utilização de partes da planta na medicina popular, pelas populações carentes da caatinga nordestina, essa espécie encontra-se em processo de extinção. Seu uso predatório continua a dizimar grandes áreas.

Dosagens sugeridas

De 20 a 25 gotas da tintura 3 vezes ao dia.

      

 

Outros Produtos Naturais