"Especializada em plantas medicinais."

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Red Clover/ Trevo Vermelho

O Trevo Vermelho/Red Clover (Trifolium pratense) é encontrada principalmente em regiões como a África Ocidental, no oeste da Ásia e da Europa. Esta herbácea perene pode crescer até 20-80 cm de altura. É uma planta medicinal também conhecida como trevo-comum, trevo-do-prado, trevo-roxo, trevo-violeta, trevo-trifoliado, trevo-de-vaca, red clover (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família das Leguminosas.

História e curiosidades

Na antiguidade, o Trevo Vermelho era chamado de triphyllon, que significa três folhas. Este termo também relaciona ao nome comum que significa “três-copado”. Era dito que as três folhas correspondiam às deusas de tríade na mitologia grega. Posteriormente, o trevo passou a significar a Trindade no Cristianismo. A espécie Trifolium pratense faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

É rica em minerais e compostos: flavonóides, eugenol, cumarina, beta-sitosterol, salicilato de metila, ácido salicílico, beta-caroteno, molibdênio, zinco, fósforo, manganês, magnésio, ferro, selênio, cálcio e várias vitaminas (vitamina B, vitamina C e vitamina E).

O Trevo Vermelho é uma fonte rica em isoflavonas. A funcionalidade destas substâncias químicas solúveis em água é semelhante ao estrogênio.

Benefícios do Trevo Vermelho:

O Trevo Vermelho pode ser usado para diferentes fins, tais como a melhoria da circulação do sangue, redução do colesterol no sangue e o aumento do peito.

O tratamento de osteoporose pode ser realizada com a ajuda de Trevo Vermelho.

A ocorrência de ondas de calor em mulheres durante a menopausa pode ser reduzida o uso do extrato seco de Trevo Vermelho, devido à concentração das isoflavonas.

As isoflavonas funcionam como estrogênio natural, diminuindo sintomas, tais como seios doridos, que estão associados com a fase de TPM.

O Trevo Vermelho pode ser usado como um expectorante. 

Contra-indicações:

É contra indicado na gravidez e na lactação.

É contra-indicado em situações com sangramento ativos (úlceras pépticas, etc) e disfunções hemostáticas. É aconselhável descontinuar o uso 14 dias antes de procedimentos dentais ou cirúrgicos.

Dose Usual / Posologia:

De 500 a 1.000 mg do extrato seco ao dia, correspondentes a 40 a 80 mg de isoflavonas.

É de extrema importância que a administração e a dosagem do produto Red Clover 500mg sejam autorizadas e orientadas por um médico habilitado, a modo de prevenir efeitos prejudiciais à saúde, pois a dosagem pode variar conforme a necessidade do paciente.

Reações Adversas:

Em doses usuais recomendadas na literatura não se observam efeitos adversos.

Interações Medicamentosas:

Possível interação com anticoagulantes, antiplaquetários, AINES, drogas contendo aspirina e terapia de reposição hormonal.

Informações adicionais:

Red Clover é contraindicado em caso de hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, para mulheres grávidas, lactantes e para crianças. O fitoterápico também é contraindicado para pacientes com úlceras pépticas e disfunções hemostáticas.

Red Clover é bem tolerado, não apresentando relatos de reações adversas após a sua administração, desde que sejam respeitadas as doses terapêuticas indicadas pelo médico.

      

 

Outros Produtos Naturais